A igreja mórmon admitiu que o seu fundador, Joseph Smith, casou com 40 mulheres, incluindo uma rapariga de 14 anos e mulheres de seguidores seus, segundo um ensaio da igreja agora publicado.
"Joseph casou com muitas mulheres e autorizou outros na Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Sétimo Dia a praticarem o casamento plural", refere o ensaio intitulado "Casamento plural em Kirtland e Nauvoo", citado pela Reuters, acrescentando que "as estimativas mais cautelosas situam entre 30 a 40" o número de mulheres com quem casou o fundador da igreja mórmon.
"O casamento plural era difícil para todos os envolvidos. Para a esposa de Joseph Smith, Emma, era uma provação dolorosa", refere o ensaio, que é parte de uma coleção que, segundo a mesma agência, saiu o ano passado.
A igreja, fundada em 1830, baniu a poligamia em 1890, quando o governo norte-americano ameaçou retirar ao Utah a categoria de estado. Ligados à fundação desse estado e da sua capital, Salt Lake City, estão Joseph Smith e Bringham Young (primeiro governador do Estado do Utah). Segundo a Reuters, nos últimos 200 anos a igreja mórmon sempre manteve que Smith era monógamo.
Fonte: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4231992
Nenhum comentário:
Postar um comentário